Resenha 87 | O Mar Infinito

em 5.5.15
Título: O Mar Infinito – Trilogia A 5ª Onda, livro 2
Autor: Rick Yancey
Editora [parceira]: Fundamento (2015, 248 páginas)
Sinopse: COMO LIVRAR A TERRA DE 7 BILHÕES DE HUMANOS? TIRE A HUMANIDADE DELES. Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável.Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.

Resenha
*NÃO contém spoilers do livro anterior.*

Rick Yancey é o cara! No segundo volume da trilogia A 5ª Onda, o autor ofereceu aos seus leitores um enredo igualmente tenso, embora menos alucinante, de sua ficção científica distópica.

No volume anterior entendemos que a Terra está sob ataque alienígena. Mais de dois terços da população humana pereceu. A tecnologia não funciona e os poucos sobreviventes não podem confiar uns nos outros. Agora, nossa protagonista Cassie está reunida com seus amigos e tenta manter viva a esperança de que Evan Walker cumprirá a promessa de reencontrá-la.

Desde o início, percebemos o desespero do grupo. O inverno ameaça matá-los e o inimigo está próximo demais. É uma questão de tempo até que precisem lutar, de novo, pela própria vida. O problema é que possuem poucos armamentos e seu líder, Ben Parish, está ferido. Não demanda grande inteligência saber qual será o seu destino se permanecerem como e onde estão. Aos poucos, a decisão se torna clara: é preciso dividir o grupo.

Da mesma forma, o autor divide a narrativa, alternando-se entre quase todos os personagens. É incrível como Rick Yancey consegue transmitir o medo e as dúvidas de cada personagem sem se tornar repetitivo. Notamos claramente como cada um deles é singular e possui uma história pessoal que orienta como se sente em relação ao apocalipse alienígena. Com isso, também conhecemos melhor a fonte da coragem que os motiva.

Com a narrativa intercalada entre quase todos os personagens (alternando entre 1ª e 3ª pessoa), temos um vislumbre do que acontece nos diferentes momentos da história. Adorei como o autor transita entre passado e presente, rendendo uma dinamicidade maior à leitura. Cada capítulo funciona, assim, como uma peça que vem montar um único contexto. Achei essa técnica muito original! Mas confesso que senti falta de maior enfoque sobre a narrativa sarcástica da Cassie. Ninguém supera essa personagem.

– Cassie – Sam disse em meu ouvido. – O seu nariz está muito grande.
– É porque está quebrado.
Como o meu coração, garoto. É um conjunto. (p. 147)

Se você deseja ler O Mar Infinito esperando encontrar o mesmo ritmo alucinante de A 5ª Onda, sugiro esquecer tal expectativa. Ambos os livros são diferentes. Enquanto o primeiro volume me deixou sem fôlego devido às rápidas circunstâncias, o segundo volume fez o mesmo devido à interpretação dos personagens entorno dos fatos. O que os alienígenas querem, afinal? – é a valiosa pergunta que cada personagem se faz e as constantes reviravoltas mudam suas respostas.

Nesse livro, mortes acontecem e nosso coração se quebra a cada uma delas! Logo nas primeiras páginas, notamos que o autor não está para brincadeiras. Quando pensamos que a situação não pode piorar, sim, ela piora. E quando pensamos que haverá uma saída, não, ela não existe. Ao mesmo tempo em que sentimos a crescente impotência da situação, sentimos também a força que o ser humano pode encontrar em si mesmo. Acho que essa é a grande mensagem do autor em O Mar Infinito: em meio ao desespero e ao sofrimento, somos capazes de moldar a nós mesmos e sermos a arma que precisamos para enfrentar os obstáculos.

Nas últimas páginas, as reviravoltas que aconteceram me deixaram zonza! Eu mal consigo acreditar que o autor ousou terminar ali… É crueldade demais (rs). Estou louca, de novo, pela continuação. Preciso saber o que Rick Yancey está guardando para os seus leitores no último volume da trilogia. O vilão, representado pela figura do Coronel Vorsch, está impecável! Quero matá-lo, mas também sempre quero ouvir o que ele tem a dizer. Acho-o incrível, acho-o cruel; acho-o um visionário, acho-o um assassino. Ele está à altura de todo o mistério dessa trilogia.

Você diz que sabe como pensamos?
Então você sabe o que vou fazer. Eu vou arrancar a pele de seu rosto com uma pinça. Vou despedaçar seu coração com uma agulha de costura. Vou drenar o seu sangue com bilhões de cortes minúsculos, um para cada um de nós.
Esse é o custo. Esse é o preço. Prepare-se, porque, quando você arranca a humanidade dos humanos, você fica com humanos sem humanidade.
Em outras palavras, você recebe o que merece seu filho da mãe. 
(p. 118)

A Editora Fundamento está de parabéns pelo trabalho gráfico! A capa está maravilhosa, assim como a abertura de cada capítulo. Infelizmente, no entanto, encontrei erros de revisão – nada que prejudique a leitura.

*Agradeço o carinho da Editora Fundamento em me ceder esse exemplar para leitura.*

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

Cinco homens e duas mulheres, desconhecidos entre si (…), agora estavam ligados pela promessa de que o menos importante deles era maior do que a soma de todos. (prólogo)

Quando se olha a morte nos olhos e a morte pisca primeiro, nada parece impossível. (p. 16)

Desejar coisas que perdemos é o mesmo que esperar coisas que nunca poderão acontecer. (p. 17)

– Não decida o que sente sobre alguma coisa antes de experimentá-la. (p. 31)

Está tudo ligado. Os Outros entenderam isso melhor do que a maioria de nós. Não há esperança sem fé, não há fé sem esperança, não há amor sem confiança, não há confiança sem amor. Tire um e todo o castelo de cartas humano desaba. (p. 57-58)

Evan abriu os olhos. Quando pensei em escrever algo sobre o tom quente de chocolate derretido, algo em mim desmontou. (…) Por que ele exercia esse efeito devastador em mim? Aquela não era eu. Por que permiti que ele me beijasse e acariciasse e ficasse atrás de mim como um cachorrinho alienígena perdido? (…) Nada se encaixava. Nada fazia sentido. Apaixonar-se por mim pode ser o mesmo que se apaixonar por uma barata, mas como explicar a minha reação a ele? Que nome dou a ela? (p. 108)

Constatei que gostava demais do toque dele. Eu precisava dar um jeito de não gostar tanto. E também dar um jeito de não gostar do jeito que ele olhava para mim, como se eu fosse a última pessoa da Terra, o que realmente pensei que era antes de ele me encontrar. Isso é terrível, é uma responsabilidade muito grande para ser posta nas costas de alguém. Você só arruma um monte de problemas quando faz com que a sua existência dependa totalmente de outro ser humano. (p. 136)

…mesmo a pessoa mais aberta possui um lugar secreto e sagrado em que ninguém mais pode entrar.
Agora compreendo o jogo dentro do jogo: não há nada secreto, nada sagrado. Não existe parte de mim oculta dele. Sinto-me enjoada. Ele profanou mais do que as minhas lembranças. Ele está molestando a minha alma. (p. 163)

Estou presa no vazio de novo. Não posso suportar. Ela vai me esmagar, a ausência com que vivi durante tanto tempo que mal a notei. Não até este momento: ele me mostrou o quanto o vazio era imenso até preenchê-lo. (p. 241)


Interessou-se pelo livro?

Curta a fanpage da Editora Fundamento:


Saiba mais sobre o primeiro volume:

Eu
simplesmente amei A 5ª Onda! Por ter sido principalmente narrado na perspectiva da Cassie, há um humor sarcástico que me encantou – e houve muita ação. O livro se tornou um dos meus favoritos, tamanha sua qualidade.


Minha opinião:
O contexto é tenso e o autor soube transmitir a adrenalina, o terror, a coragem... dos personagens. Eu me senti impotente na maior parte do tempo, imaginando o que faria se algo assim ocorresse. O autor dosou a narrativa de um modo espetacular: frases curtas, descrições sem excessos, emoção e ação, ação e emoção. Nada faltou. É um livro sem defeitos.



Título: A 5ª Onda – Trilogia A 5ª Onda, livro 1
Autor: Rick Yancey
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

Saiba mais sobre o filme:

A
trilogia A 5ª Onda ganhou milhares de fãs desde o seu lançamento! A Editora Fundamento publicou os dois volumes disponíveis:


Em
2016, a adaptação cinematográfica do primeiro volume estará nas telonas! Estou louca para conferir essa obra incrível ganhando vida por meio de um elenco maravilhoso:


O
terceiro volume de A 5ª Onda está sendo escrito pelo autor e, ao que parece, o título é The Last Star! Só posso dizer que estou muito ansiosa para lê-lo. Preciso descobrir qual será o desfecho dessa história!


~Por favor, "Seu Rick", termina logo!~


Aproveitem para acompanhar as redes sociais da Editora Fundamento:


E aí? O que acharam dessa resenha?
Adoraria saber se pretendem ler a série A 5ª Onda!

22 comentários:

  1. Adoro esse gênero e, não tinha ouvido falar sobre essa trilogia ainda. Parece interessante e eu vou procurar ler, aliás, o elenco para o filme foi muito bem escolhido também.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiiêê!!
    Um Bucadão de gente elogia essa serie, queria poder provar dela tambem
    mas tipo, nassa como os livrinhos são caros em...
    Bjks
    http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Francine!
    Q resenha completa =)
    Eu fiquei meio c receio d ler este livro, por conta do ataque alienígena hahaha, nunca li livros assim, e na minha cabeça eu penso q n vou curtir, mas agora vc flou tão bem da obra q deu vontade de ler, mas meu coração já ficou partido em saber q tem este tanto de mortes =/
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Francine,

    Eu não conhecia esse livro e essa é a primeira resenha que leio dele, mencionei na resenha do livro a 5ª Onda que nunca li nada que tenha alienígenas e se já estava curioso antes agora ainda mais, ótima resenha e dica mais do que anotada....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiiiii Fran!!!
    Estou prevendo que essa vai ser mais uma série de sucesso tanto nos livros quanto nos filmes!!! hahaha
    Já fiquei bem animada em ler essa estória. Adoro livros assim, cheios de mistérios.
    O autor parece bem simpático.
    E que bom que escolheram a Chloe pra ser uma das personagens, adoro essa atris!

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  6. Caranba, velhoooo!!
    Fiquei doido para ler a obra, não só porque vai virar filme mas porque eu adorei a historia!!
    nunca ouvi falar dele, mas por causa dessa resenha vou procura-lo!!
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oii Fran!
    Eu li a 5º onda como se não houvesse o amanhã! E foi até bom ler sua resenha e saber que o ritmo não é o mesmo. Agora já sei o que esperar. rsrs
    Eu adoro isso que o autor faz de narrar de vários jeitos, não ficamos afastados do que está rolando e nem do que os personagens pensam *-*
    Ansiosa para ler o livro!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Desculpa, mas serei sincera em dizer que não lí sua resenha e vou explicar. Estou querendo muito ler esses livros e não quero sofrer nenhuma influência ou criar muitas expectativas, mas prometo voltar para trocar ideias, após a minha leitura. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Francine, tudo bem?
    Que post perfeito! Super completo!
    Sobre o livro, eu tenho receio de ler pois tenho um pouco de medo de alienígenas, mas a questão do filme acabou comigo, pois adoro a Chloe e serei obrigada a assistir para conferir a atuação dela.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Li aqui a resenha do primeiro livro e amei
    Agora lendo segundo só tenho uma coisa a dizer , vou esperar ter todos pra eu ler
    Depois do quer vc falou do final me animei bastante a ler.
    Mortes ai que me pega , com certeza vai querer matar o meu favorito ai não vai prestar
    Adorei sua resenha como sempre :D

    ResponderExcluir
  11. Amiga sinceramente eu ainda não tinha tido curiosidade em ler esse livro, mas gostei bastante de tudo que você abordou sobre a história. Me parece ser bastante interessante. Adorei tudo que você falou e espero poder ter a oportunidade de solicitar um dia para conferir, porque parece bastante envolvente. Li sua primeira resenha e adorei. Por isso que estou curiosa agora para saber o que acontece. O pior de tudo é quando AINDA tem continuação. Fiquei assim com SPIRIT ANIMALS. Não aguentei e comprei o terceiro livro pra vc ter uma ideia hahahahaa

    Mas enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/the-book-jar-parte-5.html
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-diario-de-uma-garota-nada.html

    ResponderExcluir
  12. Eu estou euforica com a quinta onda, a Chloe me fez ler o livro e eu apaixonei total. Brincadeirinha a Aymee me recomendou e eu tive que ler, e amei muito.
    Eu li o primeiro livro e fiquei apaixonada, a história e a Cassie me conquistaram. Com a sua resenha percebi que o nível do livro manteve-se alto, quero muito muito muito ler. Mas com esse final que vc citou estou prevendo que vou me matar de curiosidade... estou com invejinha branca total por vc já ter. Enfim, quero pra ontem fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran, infelizmente ainda não li 5º Onda, livro que desejo desde o lançamento dele. Muito bom saber um pouco mais da continuação, e principalmente de que o volume continua bom. Adorei saber que a série vai para as telonas, espero que façam um trabalho bom como os livros merecem.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Eu li uma resenha do primeiro livro e fiquei com muita vontade de ler. Lendo a do segundo então piorou. Eu adoro livros assim, mas só fui conhecer essa saga por agora, então me pergunto: Em que mundo eu estava que não conheci esse livro antes? kkkk
    Espero que eu goste,assim como você gostou.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Fran *__*
    Confesso que se eu passasse por esse livro numa livraria,
    ele passaria batido, porque não curti o estilo da capa
    porém a sua resenha me despertou o interesse na leitura dele.
    Anotei o nome pra procura-lo depois.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  16. Olá Fran!
    Amei a resenha, Fran! Dá para ver pelas suas palavras como os dois livros da trilogia te empolgaram muito. Deve ser foda mesmo, como você disse lá na outra resenha.
    Ainda fiquei com mais vontade de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie! Tudo bem?!

    Eu não fazia a mínima ideia sobre a existência desse livro e do anterior. Gostei tanto da premissa, que acho que vou por o primeiro em minha lista de leitura... Se eu gostar, lerei esse também. Adoro essa coisa toda meio distópica. E parabéns por fazer uma resenha de segundo livro sem spoiler! :D :D Adorei.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Eu já havia ouvido sobre o livro 5º Onda, mas nunca tive realmente interesse em lê-lo, pois pela sinopse, não curti muito o gênero. Mas para quem curte, parece ser um bom livro, e que bom que as continuações não estão demorando tanto.

    Glaucia Matos

    www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Ainda não conhecia o livro, mas gosto do gênero e acredito que seria um dos meus livros favoritos por sinal.
    Um ponto que me deixou bem curiosa foi o estilo da escrita do autor, com diversos jeitos de conta a história..
    Uma pena que a os livros demoram um pouco para serem lançados.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Sou tão desenformada que nem sabia que era uma trilogia, ahhaha. Tenho bastante curiosidade para ler A 5º Onde, parece ser uma leitura bem divertida.
    Gostei muito dos quotes que você selecionou ;D

    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá flor-linda. Como vai?
    Vejo apenas elogios a esta trilogia não lançada completa rs. Já li várias resenhas sobre a 5° Onda, e fiquei muito curiosa para ler, principalmente porque a premissa parece ser bem excitante de tanto adrenalina. As capas são maravilhosas, mas no momento não tenho tanta vontade por ter uma filha de séries e trilogias a espera.
    Mas quem sabe futuramente.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  22. Olá tudo bem ?
    Eu não esperava menos que 5 estrelas para esse livro, ainda não li nenhum dos dois, mas minhas expectativas estão altas, altíssimas, eu não aguento mais ter que esperar para ler esse livro, o que me impede é que ele é bem caro e por isso ainda o comprei, mas não vejo a hora. Gostei muito da resenha, me deixou mais animado ainda.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados