Resenha 91 | Apenas um Dia

em 22.5.15
Título: Apenas um Dia
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito | 2014 | 384 páginas
Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

Resenha
por Amanda

Allyson é uma garota muito esperta, tira notas boas na escola e tem como amiga apenas Melanie. Vivendo nas sombras dos itinerários que os pais dela fizeram, tudo sobre Allyson está programado nos mínimos detalhes, até a faculdade.

Allyson ganha um tour pela Inglaterra de presente de formatura e, como sempre, a viagem toda está programada pelos pais. Quando Allyson encontra um grupo de atores que espalham Shakespeare ao ar livre, ela e Melanie vão assistir, porém com muito receio. Não digo que foi amor à primeira vista, mas foi quase. Ela se encanta com um ator que lhe chama a atenção, pois teve certeza que do palco ele flertou com ela. 


Na manhã seguinte, quando Melanie e Allyson entram no trem para Bicester, reencontram ele, Willem, um rapaz holandês que está longe de casa há dois anos viajando e encenando peças, o mesmo rapaz que estava flertando com Allyson na peça. Papo vai papo, papo vem, e Allyson deixa escapar que ficou decepcionada por não poderem ir a Paris por causa de uma greve. 

Então, Willem convida Allyson para passar um dia inteiro em Paris com ele. Deixando o receio de lado, Allyson aceita e passa a tentar viver sem medo de nada, como se não tivesse a vida cheia de cronogramas.  Em Paris, Allyson passa o melhor dia da sua vida, com pessoas diferentes, culturas diferentes e Willem, claro. Depois desse dia, como um desastre, ela passa o próximo ano inteiro (seus primeiros ano de faculdade) tentando esquecê-lo. Ela não se relaciona com mais ninguém e suas notas são um fiasco. Mas, como não podemos prever o futuro, Allyson fica na espera de algo bom acontecer com ela.


O livro, narrado em primeira pessoa, é dividido em duas partes: uma conta sobre o dia em Paris e a outra sobre o primeiro ano de faculdade. A narrativa flui bem facilmente. Foi o primeiro livro que li da Gayle Forman, e gostei muito da narrativa dela. Admito que no começo o livro seja um pouco chatinho, parece que Allyson não tem nem um pouco de personalidade, mas isso muda depois com um clímax e um desfecho de suspirar. 

O livro está muito bem editado, além dessa capa linda que ilustra bem a história e o olhar da Allyson; faz você se sentir no lugar dela.

O livro termina com um gostinho de quero mais, e agora eu estou super curiosa para ler Apenas um Ano que já esta nas livrarias. O romance de Allyson e Willen ainda não acabou!

Avaliação:

Quotes favoritos:

Parte de mim sabe que mais um dia não servira para nada alem de postergar o coração partido. Mas outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em um dia.

Então alguém apareceu e me mostrou que havia uma porta no quarto. Uma porta que eu nunca vira antes. E ele a abriu para mim. Segurou minha mão enquanto eu a atravessava. E, durante um dia perfeito, fiquei do outro lado. Estava em outro lugar. Era outra pessoa.


Interessou-se pelo livro?

Curta a fanpage da Editora Novo Conceito:

O
livro Apenas um Dia e sua sequência, Apenas um Ano, serão adaptados para o cinema pelo estúdio Universal Pictures! Em celebração, a Editora Novo Conceito lançou uma nova edição com outra capa:


A
sequência, Apenas Um Ano, traz a mesma história do primeiro volume, porém do ponto de vista de Willem. Confira mais informações sobre o segundo volume:



Título: Apenas um Ano
Autora: Gayle Forman
Sinopse: Em "Apenas um Dia", os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,
Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.


Acompanhe o blog dela:

18 comentários:

  1. Oi Amanda, adorei sua resenha, acho que foi bem honesta. Quando recebi esse livro fiquei com muita vontade de ler por causa da sinopse, mas uma amiga já tinha apontado algumas falhas na narrativa. Acho que vou dar uma chance antes de lançar o filme!

    Beeijo, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran e Amanda!
    Adorei a resenha e fiquei curiosa para ler o livro. Gente, que coisa doida de a Allyson ter tudo programo. Eu ficaria entediada com algo assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda, tudo bem?
    Acredita que ainda não li este livro?
    Eu tenho muita vontade de conferir, mas ainda não tive a oportunidade.
    Sua resenha me deixou com mais vontade de ler.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uma vida programada nos mínimo detalhes? Que tédio :O Willem passa a ideia de forasteiro, ficar esperando algo acontecer na vida, definitivamente não rola comigo. O enredo até parece legal, mas como seu que o livro tem 'técnica de escrita', um curso para ensinar pessoas a serem escritoras, transformando a escrita quase num enlatado, eu não leria. :(
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A cada resenha que leio desse livro só fico com mais vontade de lê-lo, adoro um chick-lit e esse me pareceu arrebatador,apesar de bem clichê. Fiquei curiosa e quero acompanhar essa fofa nessas viagens e na sua faculdade.Vou tentar compar os dois já.

    Quanto ao filme quando sair nos cinemas conta pra gente ta?


    bjs

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, quero os livros, gosto de ler antes de ver o filme, então tenho que ler logo!
    Parabéns pelo blog, muito bom, estou seguindo!!
    Também tenho um blog literário, visite para conhecer e siga se gostar!
    http://devaneiosdalila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu comecei a ler o Se eu ficar e não curti muito como a historia estava se desenrolando, mas pelo que estou vendo Apenas Um Dia tem uma narrativa mais fluida. Com certeza está na lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Otima resenha, mas confesso que não me chamou atenção para a leitura do livro. Desde o inicio que vi a editora fazendo propaganda não chamou atenção. :(
    Brubs
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda, sua linda, tudo bem?
    Adorei a novidade dos livros serem adaptados para o cinema. Já percebeu que estamos com uma leva muito grande de livros nas telinhas??? Eu acho isso o máximo!!!! Temos grandes autores sendo reconhecidos.
    Eu ainda não li o livro, mas achei a personagem muito corajosa em se aventurar com um estranho. Só estou mega curiosa para descobrir o que aconteceu com ele, porque ele foi embora, acho que só lendo apenas um ano, risos...
    Eu vi o filme Se eu ficar, que é baseado no livro da autora e adorei, me emocionei. Então, tenho certeza de que irei gostar dos livros dela.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Amanda!!!

    Ahhh que livro fofo, tinha visto e não me liguei na história, mas como assim é série? OUch, isso me desanima demais, mesmo assim vou colocar na lista. hehehe
    Bacana saber que vai ter uma adaptação para o cinema. Ótima resenha flor, parabéns!!!
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, apesar do livro não fazer muito meu estilo de leitura vou indicar para minhas amigas que adoram um bom romance (ainda mais ambientado em Paris).
    Meus parabéns.
    Bjs, Beank

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda!!!
    Ultimamente só tem dado essa autora hein... Ia até comentar que com certeza logo começariam os filmes e vc contou isso na resenha rs
    Mesmo assim nunca li nada dela... E não foi dessa vez ainda que me animei a ler...
    Quem sabe no próximo romance =]

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  13. Oiii, como vai?
    A capa é realmente linda e a história me intriga. Mesmo não curtindo romances, esse me chama atenção pela proposta da autora e pela resenha. Conheço gente que tem a vida assim, toda regrada, certinha, e realmente concordo com a autora: para se achar muitas vezes precisamos nos perder.
    Espero poder ler em breve e apreciar essa leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Amanda, achei o livro bem morno na verdade, principalmente por conta da protagonista. Mas é um livro interessante para se ler se mantiver as expectativas baixas.
    Bjs, Roe

    ResponderExcluir
  15. Oii Amanda!

    Eu tenho esse livro, mas infelizmente não o li ainda :/ Está lá na minha estante esperando para ser lido.
    Amei sua resenhas ^^

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  16. Ah! Fran, eu já li livros da autora e gostei muito, "Apenas um dia" ainda não li mas está aqui na minha lista aguardando sua vez, e acho que vou gostar da historia me pareceu ser bem leve. E a Novo Conceito sempre com diagramações dos livros bem caprichadas né?!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  17. Oi Amanda, tenho uma relação meio estranha com Forman, eu gosto muito dos livros dela, das histórias, e no igeral acabo sempre amando, mas ao mesmo tempo não sinto um grande entusiasmo com a autora. Apenas um Dia não foi o melhor livro dela que li, alias Apenas um Ano é bem mais interessante. Não consegui criar muita empatia com a Alysson e ao contrário de você preferi o começo, a segunda parte não me agradou muito, mas creio que foi devido ao desencontro dos personagens. Enfim, deu para perceber como minha relação com a autora é confusa né kkkk

    ResponderExcluir
  18. Oi Amanda, tenho uma relação meio estranha com Forman, eu gosto muito dos livros dela, das histórias, e no igeral acabo sempre amando, mas ao mesmo tempo não sinto um grande entusiasmo com a autora. Apenas um Dia não foi o melhor livro dela que li, alias Apenas um Ano é bem mais interessante. Não consegui criar muita empatia com a Alysson e ao contrário de você preferi o começo, a segunda parte não me agradou muito, mas creio que foi devido ao desencontro dos personagens. Enfim, deu para perceber como minha relação com a autora é confusa né kkkk

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados